quarta-feira, 7 de junho de 2017

Versão 0.4.16 lançada!

A nova versão 0.4.16 do Minetest foi lançada desde o dia 3 de Junho e agora trago um resumo de novidades que considerei interessantes. Muitos erros foram corrigidos mas não considerei coloca-los aqui. Se quiser ver todas as mudanças detalhas veja a lista oficial.
A maioria das novidades estão relacionadas ao desenvolvimento e às configurações do jogo, recursos in game não foram a prioridade dos desenvolvedores nessa nova versão.

Funcionalidades

  • Adição de animações de folha 2D para nós (sfan5) 
  • Desconecta o bate-papo no lado do cliente. Não há mais mensagens mostradas para conversar quando você fala e você já está desconectado. (red-001) 
  • Adição de animação de partículas, brilho (sfan5) 
  • Adição de indicadores de ping na lista de servidores (kilbith) 
  • Nova barra de progresso personalizada (é possível modifica-la com pacotes de texturas) (kilbith) 
  • Implementado desligamento de servidor atrasado para proprietários do servidor: /shutdown 60 => desligamento em 1 min /shutdown -1 cancela o atraso (nerzhul) 
  • Adição de suporte para reconectar e alterar mensagem de desligamento do /shutdown (red-001) 
  • Adição de um cache de mapblock em MeshUpdateQueue para melhorar a performance de renderização do cliente (celeron55) 
  • Dados de jogadores agora são permitidos no banco de dados. Esta é uma mudança importante, os arquivos para jogadores são sempre suportados nesta versão, mas são obsoletos. O backend de arquivos para jogadores será removido em um lançamento futuro. Veja http://wiki.minetest.net/Database_backen para etapas de compatibilização de matrix e migração. (nerzhul) 
  • Salva automaticamente o tamanho da janela quando modificada. Esse comportamento pode ser desabilitado nas configurações do cliente (nerzhul) 
  • Adição de botão de cancelar no formulário de mudança de senha (red-001) 
  • Melhorado o menu de pausa com informações mais agradáveis ao usuário e mudança de teclas dinamicamente dependendo da configuração (red-001) 
  • Mescladas abas singleplayer (jogador individual) e servidor em clientes desktop (octacian) 
  • Adição do comando /clearinv (octacian) 
  • Adição de pesquisa baseada em palavras para lista de servidores e configurações avançadas (red-001, rubenwardy) 

Correção de trapaças

  • A trapaça de respiração agora está definitivamente corrigida. Os clientes hackeados não podem mais ignorar a respiração. (nerzhul) 
  • Correção do dano do nó. Agora eles são calculados no lado do servidor. Os clientes não podem mais ignorar os danos do nó (fogo, lava, cacto ...). (nerzhul) 
  • Não permite deixar (dropar) itens enquanto estiverem mortos. (sfan5) 
  • Calculo de distância máxima de interação da ferramenta manuseada. (sfan5) 
  • Desenvolvimento no Cliente 
  • Apresentando o Client-Side Modding (CSM) ou desenvolvimento do lado do cliente. Agora você pode ter mods locais para ler vários dados do cliente e lidar com diferentes eventos do cliente. Este novo step para modificações é muito seguro, você não tem acesso a toda a API Lua padrão, apenas um subconjunto, para proteger seus computadores. Os mods devem ser instalados em @user_path@/clientmods. 
  • Você também terá acesso aos comandos do lado do cliente, começando com um ponto. 
  • Se você quiser saber mais sobre a API do CSM, veja a documentação Client Side Modding
  • Adicionado por nerzhul, red-001, bigfoot547, Dumbeldor and paly2. 

Desenvolvimento no Servidor

  • Habilitado mod_security por padrão 
  • Adição do minetest.player_exists() (rubenwardy) 
  • Adição do backend de atributos do jogador. Isso permite que desenvolvedores armazenem os dados relacionados ao jogador no núcleo e o recuperem após o carregamento do jogador. O atributo save é feito por núcleo. (nerzhul) 
  • Adição da API de metadados de mods permitindo que os mods tenham uma maneira padrão de escrever seus próprios dados. Recomendamos que você use isso em vez de seu backend de arquivos personalizados. (nerzhul) 
  • Adição de atributos posição & âncora para formulários (adelcoding1) 
  • Adição da chamada minetest.spawn_falling_node (zaoqi) 
  • Remoção da chamada core.cause_crash (nerzhul) 
  • Adicionado metadados privados do nó para prevenir que informações sejam vazadas para o cliente (exemplo: conteúdo de baú trancado) (sfan5)